28 DE MARÇO DE 2022 (SEGUNDA-FEIRA), 18H30 | CASA COMUM – REITORIA DA U. PORTO

A Casa Comum – Reitoria U. Porto – recebeu no passado dia 28 de Março, pelas 18h30, mais uma sessão de lançamento e apresentação da publicação CONTRAST II: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR. 

O evento contou com a presença de Delfim Sardo (Professor, Curador e Ensaísta) que teve a seu cargo a apresentação do livro, tendo em seguida passado a palavra a Raquel Paulino (Diretora do MIArq – FAUP) que na sua intervenção salientou a oportunidade da publicação e o lugar da fotografia na formação em Arquitetura. Logo depois, tiveram lugar as intervenções de Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD /IPP) e de Pedro Leão Neto (FAUP) coordenadores editoriais da publicação, tendo em seguida iniciado o período do debate. ألعاب الروليت

O debate contou com a presença de diversos Editores em representação de muitas das instituições de Ensino que integram esta publicação, nomeadamente José Maças de Carvalho (DARQ), Victor dos Reis (FBAUL), Luís Filipe Ribeiro (ESMAD), Rui Lourosa (ESAP), Susana Lourenço Marques (FBAUP) e Carlos Lobo (EA.UCP).

O debate permitiu a reflexão conjunta em volta de diversas temáticas, nomeadamente a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia. Foi possível assim possível, a partir da publicação, falar de forma crítica e exploratória sobre diversas estratégias de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma estas podem gerar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente. bwin شركة

Em breve teremos uma reportagem mais alargado do evento que foi coberta pela equipa de Comunicação e Imagem da U. Porto.

SOBRE O PROJETO 

O projeto CONTRAST conta com a experiência consolidada de dez escolas do ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT. Através de diversos projetos, investigação e iniciativas, bem como da experiência editorial da Cityscopio, assegura uma forte estratégia integrada e complementar de ensino, investigação e comunicação sobre fotografia, nomeadamente através da organização de conferências, debates, exposições, projetos, cursos /workshops e publicações em livro que expandem a fotografia a outras áreas disciplinares. 

O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES. 

COORDENAÇÃO 

O projeto tem uma coordenação conjunta em parceria com a Associação Cultural Cityscopio, a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS, sendo liderada pela FAUP através do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado do Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). 

APOIOS 

O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS, e liderada pela FAUP.