Sobre o Contrast

UMA REDE DE INICIATIVAS ARTÍSTICAS MULTIDISCIPLINAR NA ARTE, ARQUITECTURA, DESIGN E FOTOGRAFIA

O projeto Contrast corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de doze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP, IPT e UL.CUP.

O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS / ID+, e liderada pela FAUP.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

As actividades propostas são realizadas com base no trabalho e sinergias desenvolvidas quer através da sua plataforma online quer através da publicação CONTRAST que atualmente reúne o trabalho de doze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UC, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP,  IPT e a UL.CUP. Para isso propõe-se a dinamização cultural interdisciplinar focado na criação duma rede de iniciativas artísticas e reflexão crítica incentivando o debate sobre temas transversais à Arte, Arquitetura e Design através do mundo da Criação, do Editorial, e do Ensino da Fotografia em diversas áreas disciplinares, reforçando a oferta artística e editorial, o acesso e participação nas artes, juntando diversas instituições e grupos de distintas comunidades.

As iniciativas artísticas incluem a criação de obras artísticas, a programação de obras preexistentes e ações específicas de desenvolvimento de públicos, envolvendo as instituições parceiras e comunidades locais, proporcionando a participação ativa na criação e fruição das artes de diversos públicos, servindo as iniciativas propostas como territórios documentais e artísticos para diversos projetos.,

PUBLICAÇÃO

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados. O primeiro número correspondente aos anos de 2018-2019 e o segundo número correspondendo aos anos de 2020 – 2021, reunindo os trabalho de dez escolas de ensino da fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UC, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, IPT e a UL.CUP.

A publicação é um elemento essencial para o projeto CONTRAST e a sua rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia pretende reforçar e atualizar a componente editorial deste projeto. Para isso, propõe-se uma nova publicação – CONTRAST II, agora em versão papel e online bilíngue – que potenciará a disseminação do projeto, criando sinergias com a versão em papel, essencial para garantir uma memória física passível de ser consultada e estudada por diversos públicos através de bibliotecas e arquivos ou mesmo comprada em certas livrarias ligados ao nosso universo de interesse. 

EXPOSIÇÃO DO PROJETO

O projeto parte da experiência consolidada de inúmeros projetos editoriais e iniciativas públicas da Associação Cultural Cityscopio – nomeadamente a scopio Editions e publicação CONTRAST: A Fotografia no Ensino Superior – que lidera este projeto associado ao grupo AAI-CEAU-FAUP, sendo a coordenação geral assegurada em parceria com a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – I2ADS / ID+. 

Pretende-se reforçar, atualizar e divulgar de forma mais significativa esta publicação CONTRAST que foi o resultado de uma parceria estabelecida em diversas áreas científicas e artísticas, e entre diversas escolas de ensino da fotografia: ARCO – Centro de Arte e Comunicação Visual; DARQ – Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; DCAM – Departamento de Cinema e Artes dos Media: Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Userrmação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa; ESAP | Escola Superior Artística do Porto; ESMAD | Escola Superior De Media, Artes e Design, Vila Do Conde; FAUP- Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FBAUP Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; FEUP – Faculdade de Engenharia Universidade do Porto; IPT – Instituto Politécnico de Tomar. Neste momento já somos doze escolas com a EA.UCP – Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e UL.CUP – Universidade Lusófona  – Centro Universitário do Porto. 

A rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia que este projeto propõe, vai potenciar as sinergias entre as diversas instituições envolvidas e aumentar a visibilidade das mesmas, bem como dos projetos dos seus alunos. Propõe-se uma publicação periódica – CONTRAST – que reúne um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica, sobre projetos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação e representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia, integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares.

As várias iniciativas artísticas irão proporcionar a participação ativa na criação e fruição das artes em diversos públicos, podendo essas iniciativas serem encaradas como territórios documentais e artísticos para projetos de fotografia contemporânea. Iniciativas artísticas que irão gerar diversos resultados concretos –projetos de fotografia contemporânea– em diferentes suportes, que serão o mote e conteúdo para a realização de sessões áudio em formato televisivo, o desenvolvimento de uma plataforma online dedicada ao programa e a realização dos diversos seminários, debates, e exposições de fotografia itinerantes e produção online e em formato livro para memória futura e continuação do projeto. A combinação estratégica destas atividades é desenhada de modo a gerar um ciclo virtuoso onde cada uma das componentes reforça e alimenta o projeto no seu todo.

A produção de registos áudio e vídeo destas iniciativas será objeto de seleção de imagens e depoimentos dos intervenientes, permitindo maximizar o impacto dos outputs obtidos a partir do debate e reflexão crítica sobre os programas, seminários, obras e livro. As exposições que irão acompanhar as conferências, debates, seminários irão permitir uma maior proximidade do público com as obras dos autores e coletivos envolvidos, oferecendo novas leituras e perceções da produção artística através de imagens-síntese dos seus programas e obras.

A plataforma online constituirá neste contexto um suporte significativo de interação entre as diversas instituições envolvidas, bem como de divulgação do programa e seus conteúdos, potenciando a dinâmica relacional entre os vários produtos que se propõem desenvolver explorando as potencialidades de vídeo/áudio e formatos de livro online.

Coordenação

A equipa deste projeto conta com a experiência consolidada de onze escolas do superior – ARCO, DARQ, DCAM, EA.UC, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAU, FBAUP, FEUP, IPT e UL.CUP – que através de diversos projetos, investigação e iniciativas, bem como da experiência editorial da Cityscopio asseguram uma forte estratégia integrada e complementar de ensino, investigação e comunicação, nomeadamente através da organização de conferências, debates, exposições, projetos, cursos /workshops e publicações em livro que expandem a fotografia a outras áreas disciplinares.

O projeto tem uma coordenação conjunta em parceria com a Associação Cultural Cityscopio, a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS / ID+, sendo liderada pela FAUP através do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado do Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU).

APOIOS

O projeto tem vindo a ser selecionado para financiamento nos concursos de apoio a projetos criação e edição | Programa de Apoio a Projetos – Programação da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS e ID+, e liderada pela FAUP.

INSTITUIÇÕES COM COORDENAÇÃO CONJUNTA

O projeto tem vindo a ser seleccionado para financiamento nos concursos de apoio a projectos criação e edição | Programa de Apoio a Projetos – Programação da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS e ID+, e liderada pela FAUP.

AAI / CEAU / FAUP
uniMAD / ESMAD
I2ADS / ID+ / FBAUP
 

equipa

diretor

Conselho Artístico e Científico

PEDRO TROPA (AR.CO)
ORLANDO FRANCO (DCAM)
RODRIGO PEIXOTO (DCAM)
Sofia Silva (DCAM)
José Maças de Carvalho (DARQ)
Eduarda Neves (ESAP)
Mª COVADONGA BARREIRO (ESAP)
Nuno Ramalho (ESAP)
RUI LOUROSA (ESAP)
João Leal (ESMAD / unimad)
Luís Ribeiro (ESMAD / unimad)
Olívia da Silva ( ESMAD / unimad)
Maria Neto (CEAU / FAUP / UBI)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS /ID+)
Susana Lourenço Marques (FBAUP / i2ADS)

JORGE MANUEL GOMES BARBOSA (FEUP)
Cecília BABTISTA (IPT)
ALEXANDRE MAGALHÃES (IPT)
joão patrício (ipt)
valter ventura (ipt)

PEDRO MAIA (UL.CUP / I2ADS)

Colaboração

Diana Senra (2021 / 2022)
Sara Lino (2021 / 2022)

plataforma online

COORDENAÇÃO
(2023-2024)
Pedro Leão Neto (ceau / faup)

(2021-2022)
miguel leal (i2ADS / FBAUP)

webdesign
(2021-2022)
Mariana Simões

IMAGEM E COMUNICAÇÃO
(2023-2024)
NE SANTELMO (CREATIVE DIRECTOR)
ARTUR LEÃO (DESIGN COLLABORATOR)

WEB PROGRAMMING
(2023-2024)
CARLOS FERREIRA (WEBNUCLEO)