O projecto “CONTRAST: Rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia” (CONTRAST) liderado pelo grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP), coordenado por Pedro Leão Neto, com gestão em parceria com a Associação Cultural Cityscopio, a ESMAD-uniMAD e a FBAUP-i2ads e ID+ foi seleccionado para financiamento pela DGARTES no concurso de apoio Programa de Apoio a Projetos – Programação.
CONTRAST vê assim reconhecido o trabalho desenvolvido por toda a equipa e parceiros – ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT – quer em termos de Criação e Ensino, quer na rede de iniciativas de Disseminação, Debate e Editorial em volta da Fotografia e sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Acreditamos que isto é uma vitória importante e queremos agradecer a todos os parceiros  o apoio que nos deram e a participação ativa que muito contribuiu para novamente sermos selecionados pela DGartes.

Importa também referir a importância que estes projectos têm no currículo das instituições e dos docentes envolvidos, estando todas as instituições e docentes integrados como membros da equipa de projecto financiado por fundos competitivos, informação disponível oficialmente no site do CEAU-FAUP.

Iremos agora, nos próximos dois anos, reforçar a componente de investigação do projeto, bem como alargar as nossas parcerias, nomeadamente no contexto Europeu com outras instituições e redes artísticas próximas do nosso universo de interesse. Com este objetivo de internacionalização do projeto CONTRAST irá ser criada uma parceria com a Society for Artistic research (SAR) sociedade internacional sem fins lucrativos, artística e científica, dedicada ao desenvolvimento, ligação e divulgação internacional da investigação artística como uma prática específica de produção de conhecimento. O objetivo é iniciar um projeto piloto em que os projetos de fotografias das instituições parceiras possam ser criados e alojados na plataforma Research Catalogue, uma infraestrutura internacional de investigação artística que permite a publicação multimédia.

Para além da nova parceria criada com a Society for Artistic research (SAR), continua a nossa colaboração com três escolas fora de Portugal, nomeadamente com a Liverpool School of Architecture (LSA), Zaragosa Unidad Predepartamental de Arquitrctura da Universidade de Zaragos (UNIZAR) e Barcelona Universitat Politècnica de Catalunya BarcelonaTech (UPC).

diretor

Pedro Leão Neto (FAUP / CEAU / SCOPIO)

CONSELHO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

Pedro Tropa (AR.CO)