No passado dia 18 de Outubro de 2022, pelas 19h15, o Professor Pedro Leão Neto proferiu a aula aberta intitulada CONTRAST: ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN no pavilhão Sul da FBAUP, sendo feita uma síntese do trabalho editorial e de projetos fotográficos desenvolvido até ao momento, fomentando um debate e conversa com a participação de docentes e estudantes em volta do trabalho desenvolvido. O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.