Editorial por Pedro Leão Neto e Olívia Marques da Silva
Esta nova edição da publicação CONTRAST pretende reforçar e abrir o universo da Criação e do Ensino da Fotografia à Multidisciplinaridade na Arte, Arquitetura e Design. Trata-se de uma publicação que terá uma versão online pública e bilingue (PT e ENG), que permitirá alcançar um público mais vasto e internacional. Acresce o facto de que o seu lançamento é acompanhado de várias iniciativas de disseminação do Ensino da Fotografia em Portugal, através de apresentações públicas, exposições, encontros, conferências, seminários, debates. Foi criada especificamente uma plataforma online para o projeto CONTRAST, que permite uma atualização regular sobre o tema e agrega os contributos de todas as instituições parceiras, dos estudantes, dos profissionais e docentes investigadores, que colaboram com este projeto.
Nesta publicação contamos agora com o envolvimento direto de dez escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT. Instituições de prestígio nacional e internacional, públicas e privadas, politécnicas e universitárias que, com a sua participação, asseguram a continuidade do trabalho de investigação no Documental Contemporâneo Artístico sobre o Fotográfico em diversas áreas do conhecimento, já iniciado, contribuindo assim para a multidisciplinaridade e a gestão de novas dinâmicas de âmbito artístico, científico e tecnológico com outras áreas.
A publicação reúne assim um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica, sobre projetos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação e representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia, integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares.
Com o apoio da DGARTES para a Criação e Edição atingimos um reconhecimento nacional que nos permitiu inserir a CONTRAST nas programações regulares dos programas de unidades curriculares, nos centros de investigação e em conferências nacionais e internacionais, como o IRI21, na sua 17ª edição, Conferência Imagens do Real Imaginado sobre o tema dos Rastreados (ESMAD/IPP) ou em eventos como a Conferência Internacional Sophia Jornal organizada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo CEAU/FAUP em conjunto com outras instituições nacionais e internacionais. Fóruns internacionais que têm como objetivo promover uma ampla reflexão e debate sobre o universo da Arquitetura, Arte e Imagem, explorando diversas temáticas transversais aos mundos da fotografia e da arquitetura, refletindo sobre o potencial da imagem, com especial incidência pela fotografia, como instrumento de ideação e investigação, bem como um meio capaz de atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes áreas disciplinares.
Acreditamos assim que CONTRAST através do seu programa tem um grande potencial para se construir com catalisador de novas dinâmicas no universo do fotográfico, bem como a capacidade para criar sinergias entre as diversas instituições envolvidas. Isto significa, encorajar várias iniciativas artísticas que irão gerar diversos resultados concretos –projetos de fotografia contemporânea– em diferentes suportes, que serão o mote e conteúdo para a realização de sessões áudio em formato vídeo, o desenvolvimento de uma plataforma online dedicada ao programa e a realização dos diversos seminários, debates, e exposições de fotografia itinerantes e produção online e em formato livro para memória futura e continuação do projeto.
Interessa referir sobre que a plataforma online constituirá neste contexto um suporte significativo de interação entre as diversas instituições envolvidas, bem como de divulgação do programa e seus conteúdos, potenciando a dinâmica relacional entre os vários produtos que se propõem desenvolver explorando as potencialidades de vídeo/áudio e formatos de livro online.
A combinação estratégica destas atividades é desenhada de modo a gerar um ciclo virtuoso onde cada uma das componentes reforça e alimenta o projeto no seu todo.