Mesa Redonda Contrast | O ensino da Fotografia como um dispositivo Utópico: Repensar, Questionar Realidades Urbanas
Evento integrado na programação do 25 de Abril da Casa Comum 8 de Abril de 2024 (segunda-feira), 18h | Casa Comum – Reitoria da U. Porto
O júri atribuiu os seguintes prémios e menções honrosas:
Enquadrado na programação do 25 de Abril da Casa Comum, a mesa redonda Contrast | A Fotografia como um dispositivo utópico: Repensar, Questionar Realidades Urbanas pretende debater a importância do ensino da fotografia como um dispositivo quer para a ideação de projeto e criação artística quer para analisar e representar criticamente a arquitetura, a cidade e o território, bem como a forma como as pessoas vivem e transformam estes espaços.
A abertura da mesa redonda estará a cargo de Fátima Vieira (Vice-reitora da U. Porto – Cultura, Museus e U. Porto Press), seguindo-se uma curta apresentação do projeto Contrastpor parte do seu diretor Pedro Leão Neto (FAUP) que irá moderar o debate que se segue. O debate conta com a presença dos seguintes coordenadores e editores que integram o projeto Contrast, nomeadamente, José Carneiro (FBAUP / ID + / i2ADS), Maria Neto (CEAU / FAUP – UBI), Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS), Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD /IPP) e Rui Lourosa (ESAP) e o debate que se segue terá como mote a temática O Ensino da Fotografia como um Dispositivo Utópico e será moderado por Pedro Leão Neto.
Interessa-nos debater a fotografia como um dispositivo utópico capaz de um registo documental ficcional, explorando diversas estratégias visuais que nos permitem repensar e questionar a identidade e o significado simbólico dos lugares, de cidade bem como perceber como os mesmos são vividos e transformados.
Alguns pontos chave:
- A fotografia como meio de expressão artística e crítica social, questionando e reimaginando a arquitetura, a cidade e o território.
- Estratégias visuais utilizadas para repensar e transformar a percepção dos espaços urbanos.
- Exemplos de projetos fotográficos que combinam documentação e ficção para explorar utopias urbanas.
Neste contexto de celebrações do 25 de abril, importa também perceber como a fotografia tem sido usada como uma ferramenta para documentar momentos históricos, capturar a essência da resistência cultural e expressar a identidade de um povo em transformação.
Alguns pontos chave:
- A fotografia como registro histórico da Revolução dos Cravos e suas repercussões na sociedade portuguesa.
- A importância da memória visual na preservação da identidade coletiva e individual.
- De que modo a fotografia pode desempenhar um papel na educação para a cidadania, valorizando a democracia e a liberdade.
Este evento integra ainda a vídeo-exposição “Contrast: Repensar, Questionar Realidades Contemporâneas” que tem acompanhado o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.
A vídeo-exposição tem vindo a comunicar os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.
O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.
BIOGRAFIAS
Fátima Vieira (CETAPS / FLUP)
Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto e Professora Associada (com Agregação) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe de 2006 a 2016, e recebeu o Larry E. Hough Distinguished Service Award da American and Canadian Society for Utopian Studies. É coordenadora da secção da Universidade do Porto do CETAPS – Centro de Estudos Anglísticos, Tradução e Anglo-Portugueses, onde lidera o projeto de investigação “Mapping Utopianisms”. Colabora também com o ILC – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa desde 2000, onde tem coordenado projectos de investigação sobre a utopia portuguesa. Fátima Vieira é também directora da coleção Nova Biblioteca das Utopias, da editora portuguesa Afrontamento, e é Book Review Editor do North-American Journal Utopian Studies e pertence ao Conselho Editorial de várias revistas académicas internacionais.
José Carneiro (FBAUP)
Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Director do Mestrado em Design da Imagem (FBAUP). Director do Centro de Estudos em Design e Arte (FBAUP). É doutorado em Arte e Design pela FBAUP, 2014. É investigador integrado no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e colabora com o i2ADS – Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. É autor de vários artigos científicos e tem participado regularmente em conferências nacionais e internacionais. Desenvolve trabalho artístico e de design de comunicação. É autor do projecto Records & Photographs e do programa de rádio Clube da Esquina. Mais informação em www.josecarneiro.org.
Maria Neto (CEAU / FAUP – UBI)
Maria Neto, arquiteta, professora auxiliar convidada do DECA-UBI, e investigadora do CEAU-FAUP e do ICHaB-ETSAM. Doutorada em Arquitetura (EA-UAH+ICHaB-ETSAM, 2022) com bolsa de investigação individual da FTC, merecedora de nomeação para o Prémio Extraordinário UAH, possui pós-graduação em Desenvolvimento de Assentamentos Humanos no Terceiro Mundo (ICHaB/ETSAM) e prática profissional em Coordenação de Abrigos Humanitários (IFRC/UNCHR/Oxford Brookes University). Colaborou com o ACNUR e o BRC no apoio a refugiados no Quénia e no Reino Unido. Foi galardoada com o Prémio Fernando Távora, oradora convidada em representação de Portugal na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza e selecionada para a antologia do Prémio Trienal da Universidade de Lisboa. Para além de lecionar no DECA-UBI e exercer no seu atelier de arquitetura com Jorge Marum, tem colaborado com o IHRU no programa “Da Habitação ao Habitat” no âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação.
Mário Mesquita (FAUP)
É Arquitecto, Urbanista e Fotógrafo. É Doutorado em Arquitetura (FAUP) – “Das redes da invisibilidade na equação contemporânea do território. De processo, projeto, obra e serviço público de água no Porto no entre séculos XIX/XX: uma investigação/acção na perspectiva do ser arquitecto e da emergência das transdisciplinaridades”, Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP/FEUP) – “Formação e consolidação do tecido urbano na zona das Antas – Porto 1880- 1950” e Licenciado em Arquitetura (FAUP). É Professor Auxiliar na FAUP, onde lecciona desde 1999. Nesta instituição é Professor de Projeto 5, Regente de “Porto: Territórios e Redes da Invisibilidade” e Co-regente de “Arquitetura: Processos de Transformação no Ensino Aprendizagem” (MIARQ/ FAUP) Pertence ao corpo docente dos seguintes cursos: INOVPED “A Comunidade como Prática” (FPCEUP), “Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica” (Companhia Instável), “Portefólio” (FBAUP) e “Beyond Museums Training course” (UNESCO Chair “Water Heritage and Sustainable Development”, Ca’ Foscari University of Venice – Italy) É Coordenador da Comunidade de Inovação Pedagógica – UP “PTRI” Como Investigador Integrado no i2ADS coordena “Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto (1950-2016)” e, como Investigador Colaborador no CITCEM, coordena “Territórios das invisibilidades” e a Comunidade de Investigação PTRI. É Investigador Principal na Águas do Porto, coordenando o Plano Director do Património, da Plataforma de Userrmação e Interpretação do Património e do Parque Patrimonial das Águas – UNESCO/WWM.
Olívia Marques da Silva (ESMAD)
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/ Ph.d./MA). Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Português de Fotografia. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), criou e coordenou o Mestrado em Comunicação Audiovisual com uma Especialização em Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico- Científico da ESMAE. Foi consultora fotográfica do Museu do Carro Elétrico dos Sociedade de Transportes Coletivos do Porto0. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University. Coordena a Conferência Anual de Multimédia, Fotografia e Cinema , de Imagens do Real Imaginado (IRI) É atualmente Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.
Pedro Leão Neto (FAUP)
Arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado (FAUP, 2018). Professor e Investigador na FAUP, é coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI) e das Edições scopio, sendo Editor-in-chief da revista científica Sophia Journal Arquitetura, Arte e Imagem e Investigador Principal (PI) do projeto Visual Spaces of Change (VSC) financiado pela FCT e do projeto Contrast: Rede de Iniciativas Artísticas Multidisciplinar na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia (Apoio a Projetos – Criação e Edição – DGartes). Regente das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território, o seu campo de investigação é focalizado no universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Dentro deste campo de investigação publicou e editou mais de 30 livros, diversos artigos científicos, coordenou diversos projetos de Investigação, exposições, conferências e concursos internacionais.
Rui Lourosa (ESAP)
Doutorado em Arte dos Media na Universidade Lusófona do Porto. Licenciado em Arte e Comunicação pela Escola Superior Artística do Porto, participante e bolseiro no Stage Europeo degli Esordi em Lucca, possui o DEA pela Universidade de Vigo no programa Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Atualmente é investigador do grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo. Enquanto artista, desenvolve continuamente trabalho no âmbito da sua investigação: a fotografia, a etnografia e o funerário. Trabalha e investiga o fotográfico no seu carácter processual: digital, mas mais especialmente analógico, alternativo e histórico. Experimenta continuamente com o processo fotográfico e cinematográfico estereoscópico na relação da geração e manutenção da imersividade com a perturbação e o desconforto. Tem vindo a apresentar continuamente comunicações, conferências e exposições acerca da sua investigação e prática artística. É docente na Escola Superior Artística do Porto em várias unidades curriculares na área do projeto e da impressão e onde organiza o programa “VISUA – Laboratório de Experimentação e Práticas Visuais” é também membro do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico da ESAP e foi desde 2009 até 2016 Director do Curso Superior de Artes Visuais – Fotografia.