Celebrou-se no passado dia 27 de maio o aniversário da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD). O evento teve lugar no Auditório Luís Soares e presidido pela presidente da Escola, Olívia Marques da Silva e pelo vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), José Barros Oliveira.

Após a Sessão de Abertura, seguiu-se a apresentação da Contrast, uma publicação que nasce a partir da parceria entre a ESMAD e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). A revista Contrast foi apresentada por Pedro Leão Neto, regente das disciplinas de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo (C.F.M.) e CAAD 1º ciclo na FAUP e Luís Ribeiro, docente de várias disciplinas de Fotografia na ESMAD.

Após a apresentação da Contrast, seguiu-se o anúncio do lançamento do livro 700×7, o qual ilustra 7 ensaios fotográficos que refletem a visão distinta de 7 fotógrafos sobre o Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde. Esta publicação foi apresentada por Adriana Baptista, docente na ESMAD e Marta Miranda, chefe de Divisão de Cultura, Turismo e Comunicação da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Este ciclo de apresentações encerrou com um debate sobre fotografia e arquitectura conduzido por Ângela Ferreira, docente na ESMAD, que contou com as participações e intervenções de Álvaro Domingues, geógrafo e docente na FAUP, José Maças de Carvalho, docente no Departamento de Arquitetura (DARQ) e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Sérgio Rolando, docente na ESMAD, Miguel Proença, fotógrafo baseado em Londres e Mestre em Fotografia Documental pela University of South Wales e Marta Ferreira, fotógrafa e Mestre em Comunicação Audiovisual na especialização de Fotografia Documental pela ESMAE / ESMAD.

SOBRE A CONTRAST
A publicação CONTRAST é o resultado de uma parceria estabelecida entre a FAUP /CEAU / CCRE e a ESMAD / uniMAD e vem dar continuidade e uma nova dimensão à secção com o mesmo nome, que tinha vindo a ser publicada na revista internacional de fotografia scopio MagazineCONTRAST vem enriquecer e fazer evoluir o trabalho editorial dessa secção da revista, assumindo-se agora como um espaço independente, integrando diversos editores ligados ao ensino da fotografia. Um dos seus principais intuitos é o de reunir um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica, sobre projectos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação, representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia e integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares como, por exemplo Arquitectura, Design e Multimedia e Estudos Artísticos, entre outras.
Esta nova publicação, com ISSN próprio, oferece assim um conjunto alargado de textos escritos por professores e investigadores, sobre as suas estratégias pedagógicas e sobre  uma seleção de projetos fotográficos desenvolvidos por estudantes, que é da responsabilidade de cada instituição ou unidade curricular. Perante a inexistência de uma publicação com estas caraterísticas, acreditamos que este projecto editorial vem preencher uma importante lacuna no universo do ensino da fotografia em Portugal. 
CONSTRAST
 pretende assim contribuir para o desenvolvimento e divulgação da  fotografia enquanto área do conhecimento. Acreditamos que esta publicação irá possibilitar uma melhor perceção sobre os diferentes sistemas e objetivos educacionais em torno da fotografia, no contexto do ensino superior em Portugal, bem como dos seus resultados. Por todas estas razões, acreditamos que a CONTRAST ajudará a criar sinergias entre diversss escolas de fotografia e a trazer maior visibilidade a estas instituições, bem como aos projetos dos seus alunos finalistas, divulgando-os a nível nacional e internacional