Enquadrado na programação do projeto CONTRAST que pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design, o Centro Português de Fotografia (CPF) recebeu no dia 5 de Novembro a exposição e mesa redonda CONTRAST: O ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN.

A sessão contou com a presença do Diretor do Centro Português de Fotografia Bernardino Castro que abriu a mesa redonda, moderada por Pedro Leão Neto (FAUP) e junto à presença de Álvaro Domingues (FAUP), Mário Mesquita (FAUP), Olívia Marques da Silva (ESMAD) e José Carneiro (FBAUP).

O objetivo da mesa redonda foi debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia. Pretendeu-se, em particular, que a partir da publicação se analisassem estratégias diversas de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma podem-se gerar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente, e ainda ajudar a repensar o real.

Este evento integrou ainda a exposição que tem acompanhado o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

A vídeo-exposição tem vindo a comunicar os trabalhos fotográficos de estudantes  e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

BIOGRAFIAS

Álvaro Domingues (FAUP)
Geógrafo, doutorado em Geografia Humana e Prof. Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento, e investigador do CEAU, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Entre outras obras é autor de Paisagens Transgénicas (Museu da Paisagem 2021), Volta a Portugal (Contraponto, Lisboa, 2017), Território Casa Comum (com N. Travasso, FAUP, Porto, 2015), A Rua da Estrada (Dafne, Porto, 2010), Vida no Campo (Dafne, Porto, 2012) e Políticas Urbanas I e II (com N. Portas e J. Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, Lisboa, 2006). Escreve no jornal Público.

 

José Carneiro (FBAUP)
Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Director do Mestrado em Design da Imagem (FBAUP). Director do Centro de Estudos em Design e Arte (FBAUP). É doutorado em Arte e Design pela FBAUP, 2014. É investigador integrado no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e colabora com o i2ADS – Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. É autor de vários artigos científicos e tem participado regularmente em conferências nacionais e internacionais. Desenvolve trabalho artístico e de design de comunicação. É autor do projecto Records & Photographs e do programa de rádio Clube da Esquina. Mais informação em www.josecarneiro.org.

 

Mário Mesquita (FAUP)
É Arquitecto, Urbanista e Fotógrafo. É Doutorado em Arquitetura (FAUP) – “Das redes da invisibilidade na equação contemporânea do território. De processo, projeto, obra e serviço público de água no Porto no entre séculos XIX/XX: uma investigação/acção na perspectiva do ser arquitecto e da emergência das transdisciplinaridades”, Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP/FEUP) – “Formação e consolidação do tecido urbano na zona das Antas – Porto 1880- 1950” e Licenciado em Arquitetura (FAUP). É Professor Auxiliar na FAUP, onde lecciona desde 1999. Nesta instituição é Professor de Projeto 5, Regente de “Porto: Territórios e Redes da Invisibilidade” e Co-regente de “Arquitetura: Processos de Transformação no Ensino Aprendizagem” (MIARQ/ FAUP) Pertence ao corpo docente dos seguintes cursos: INOVPED “A Comunidade como Prática” (FPCEUP), “Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica” (Companhia Instável), “Portefólio” (FBAUP) e “Beyond Museums Training course” (UNESCO Chair “Water Heritage and Sustainable Development”, Ca’ Foscari University of Venice – Italy) É Coordenador da Comunidade de Inovação Pedagógica – UP “PTRI” Como Investigador Integrado no i2ADS coordena “Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto (1950-2016)” e, como Investigador Colaborador no CITCEM, coordena “Territórios das invisibilidades” e a Comunidade de Investigação PTRI. É Investigador Principal na Águas do Porto, coordenando o Plano Director do Património, da Plataforma de Userrmação e Interpretação do Património e do Parque Patrimonial das Águas – UNESCO/WWM.

 

Olívia Marques da Silva (ESMAD)
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/ Ph.d./MA). Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Português de Fotografia. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), criou e coordenou o Mestrado em Comunicação Audiovisual com uma Especialização em Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico- Científico da ESMAE. Foi consultora fotográfica do Museu do Carro Elétrico dos Sociedade de Transportes Coletivos do Porto0. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University. Coordena a Conferência Anual de Multimédia, Fotografia e Cinema , de Imagens do Real Imaginado (IRI) É atualmente Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.

 

Pedro Leão Neto (FAUP)
Arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado (FAUP, 2018). Professor e Investigador na FAUP, é coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI) e das Edições scopio, sendo Editor-in-chief da revista científica Sophia Journal Arquitetura, Arte e Imagem e Investigador Principal (PI) do projeto Visual Spaces of Change (VSC) financiado pela FCT e do projeto Contrast: Rede de Iniciativas Artísticas Multidisciplinar na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia (Apoio a Projetos – Criação e Edição – DGartes). Regente das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território, o seu campo de investigação é focalizado no universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Dentro deste campo de investigação publicou e editou mais de 30 livros, diversos artigos científicos, coordenou diversos projetos de Investigação, exposições, conferências e concursos internacionais.