O CANAL TELEVISIVO METRO TV ESTÁ PRESENTEMENTE A TRANSMITIR UM CONJUNTO DE VÍDEO-CLIPS SOBRE O PROJETO CONTRAST EM DIVERSAS ESTAÇÕES DA METRO DO PORTO

O projeto Contrast corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT. O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio e conta com o apoio da Metro do Porto que desta forma contribui para a divulgação e suporte  do ensino e investigação da fotografia em Portugal.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição está a ser desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

Interessa à Metro do Porto apoiar o ensino, a investigação e a arte contemporânea e por isso disponibiliza os seus espaços para a divulgação, apresentação e debate sobre ARTE, ARQUITECTURA, DESIGN E FOTOGRAFIA em volta do projeto CONTRAST. Estão previstas para o ano letivo de 2022 / 2023 outras iniciativas de exibição de projetos de fotografia contemporânea com origem no projeto CONTRAST comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversas estações da Metro do Porto.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

A plataforma online CONTRAST constitui um suporte significativo de interação entre as diversas instituições envolvidas, bem como de divulgação do programa e seus conteúdos, potenciando a dinâmica relacional entre os vários produtos que se propõem desenvolver explorando as potencialidades de vídeo/áudio e formatos de livro online.

A Exposição multimédia CONTRAST: Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design integra o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

A exposição multimédia tem vindo a comunicar os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.

A exposição também tem acompanhado as mesas redondas, apresentações e conferências que têm vindo a ter lugar envolvendo as diversas instituições do projeto, reforçando desta forma a disseminação do seu programa e conteúdos, tirando proveito do potencial dos meios digitais como vídeo e áudio, assim como da sua plataforma online.

Facebook contrast
Instagram contrast